A metodologia lean startup para criação e validação de produtos

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Tradicionalmente, ao começar um negócio, era adotado como regra ser elaborado, antes de qualquer coisa, um plano de negócios: um extenso documento descrevendo qual a ideia por trás do negócio sendo criado, qual problema essa ideia resolveria, projeções de receita, lucro e fluxo de caixa.

Além disso, sistemas robustos eram (e ainda são) desenvolvidos por meses ou até anos, sem ter a validação de que aquela era realmente uma necessidade do público alvo, para talvez descobrir, depois de toda a energia e capital investido, que a ideia deveria ter seguido por outro caminho.

Mas o que é a metodologia lean?

O movimento Lean Startup (Startup Enxuta) veio para contestar essa forma de desenvolvimento de produtos/negócio, propondo uma metodologia baseada em validação de hipóteses seguindo o método 'fail fast', além de uma interação valiosa com potenciais usuários para entender a real necessidade do produto sendo desenvolvido, evitando desperdício de tempo e recursos, obtendo mais qualidade em seu processo final.

E como usamos a metodologia Lean?

Apoiando-se em alguns pilares, podemos ter uma direção clara de como seguir com o desenvolvimento do novo produto:

1) Criar o modelo (não o plano) de negócios usando a ferramenta Canva

Como em um primeiro momento não temos nada além de hipóteses a serem validadas, ao invés de criar um extenso relatório contendo todos os itens necessários para elaborar um plano de negócios, a metodologia propõe uma outra abordagem. Com o canva, fica claro qual o valor que a empresa irá criar para si mesma e para os clientes, e como seguir em direção à esse objetivo.

2) Desenvolvimento de clientes (customer development)

Nessa etapa, com o objetivo de validar as hipóteses levantadas, a empresa realizará uma pesquisa, conversando com potenciais parceiros, usuários, clientes, buscando entender a opinião sobre todos os elementos do modelo de negócio. Caso já tenha um protótipo do produto ou MVP (descrito mais adiante), ótimo, teremos algo mais palpável para receber feedback. Se não, a pesquisa poderá ser realizada da mesma forma.

Aqui na Madai, além de bater um papo com 20+ potenciais usuários, elaboramos um formulário no Google Forms para escalar um pouco mais a pesquisa. Essas duas abordagens foram muito importantes para direcionar o desenvolvimento do produto para o que é hoje.

3) Desenvolvimento ágil

Devemos desenvolver o produto de forma iterativa e incremental, nos atentando aos requisitos para a validação do produto (funcionalidades que devem ser incluídas - must have) e não perdendo tempo ou capital com o desenvolvimento de funcionalidades que nesse momento não contribuirão para validar as hipóteses levantadas (funcionalidades que seriam legais de ter - nice to have).

Como definir um produto para testar rápido?

É aqui que entra o conceito de MVP. Um MVP ('Minimum Viable Product' ou 'Produto Mínimo Viável') é uma versão do produto desenvolvida de forma ágil com o mínimo necessário para validar uma hipótese. Nessa versão inicial, temos o principal objetivo de apresentar o produto ao público e receber feedbacks.

Portanto, antes de definir quais funcionalidades incluiremos no MVP, deveremos ter as hipóteses definidas. Feito isso, podemos elaborar as planejar as funcionalidades, processos a serem desenvolvidas.

Há negócios nos quais é possível validar algumas hipóteses sem a necessidade de o MVP ser um aplicativo, website. Por exemplo, se seu negócio envolve a venda de algum produto, é possível iniciar as vendas a partir de grupos no whatsapp, telegram. Uma landing page pode ser interessante para começar a escalar o negócio, no entanto, como primeiros passos, vender por meios de comunicação mais aceitos pode ser uma alternativa com baixo custo, fácil acesso.

Encontrar um MVP ideal não é uma tarefa simples, e sim um resultado de iterações, tentativas e erros. É um processo que vale a pena considerando a maturidade alcançada no produto e o tempo não desperdiçado desenvolvendo algo que não tem mercado.

O Ciclo de Feedback

O Ciclo de feedback é uma ferramenta fundamental na metodologia Lean, contribuindo para idealizar e construir rapidamente o MVP, medir sua eficácia, aprender, e adaptar o que for necessário. Por isso, esse ciclo também é conhecido como construa ↔ mensure ↔ aprenda.

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Ingrediente chave para gerar inovação e entendimento das necessidades de maneira ágil.

1) A partir da ideia, entendemos o mercado, elaboramos e construimos o MVP

2) Com o MVP concluído, disponibilizamos para o público e coletamos os feedbacks.

3) Tendo os dados coletados, aprendemos com eles, entendemos as necessidades do público, e definimos ações para serem implementadas, voltando ao passo inicial.

A ferramenta Kanban (Trelo, Jira, Clickup, Notion) é uma ótima opção para realizar o gerenciamento do que estiver sendo desenvolvido. Nós utilizamos o Notion, onde inclusive documentamos todos os processos da empresa.

Conclusão

A metodologia lean (como recentemente 'resignificada' por Eric Ries) envolve a eliminação de desperdícios e otimização nos processos, sendo possível ser aplicada em empresas de qualquer porte, em diversas áreas (Gerenciamento e desenvolvimento de produto, Marketing, entre outras).

Com ela, conseguimos maior produtividade ao interagir e entender as necessidades dos clientes além de reduzir custos ao identificar funcionalidades que são descartáveis para a validação do produto.

Empreender é uma tarefa que demanda um certo esforço, mas que vale a pena! Não desista!

 
 
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