Análise quantitativa de ativos é a intersecção entre modelos matemáticos, análise de dados, algoritmos de inteligência artificial com o mundo dos investimentos. A tecnologia traz o poder de analisar dados de diversas fontes, com alto processamento, eliminando a emoção gerada por decisões humanas e trazendo números, previsões baseadas puramente em dados.
Convencionalmente, uma equipe realiza a gestão de ativos fazendo análises. No entanto, embora as abordagens adotadas pelos analistas certamente contenham alguns elementos sólidos, a decisão final é tomada por humanos. Além da análise otimizada de diversos tipos de dados como fundamentos, preço e indicadores técnicos, um grande objetivo da análise 'quant' é minimizar o julgamento humano na hora de tomar decisões de investimento.
Para cada estratégia de investimento - carteira semanal, carteira mensal, análise de ativos em tempo real, etc.. - um conjunto de dados é inicialmente definido como requisito para ser adicionado aos algoritmos de inteligência artificial e busca pelas oportunidades de investimento.
Depois de implementado o algoritmo, sua performance é analisada (o quando o algoritmo está acertando se determinado ativo irá subir ou cair) a partir dos dados coletados. Feito isso, o algoritmo é testado com diversos dados em diversos cenários. Só então, se o resultado for bom, o algoritmo é aprovado.
Além disso, o resultado das análises quantitativas deve levar em consideração a diversificação dos ativos, a amplitude do retorno/risco, oferecendo estratégias com possibilidades de retornos maiores, porém com maiores riscos para investidores mais arrojados, ou estratégias com retornos menores, e riscos também menores para investidores mais conservadores.
Diferente de fundos quantitativos, os quais realizam as análises e decisões de investimento internamente, na Madai disponibilizamos os resultados de nossos algoritmos diretamente no aplicativo. Dessa forma, os investidores tem a liberdade de tomar decisões baseadas em estrategias mais alinhadas com seu perfil.