O poder da educação financeira - Parte 1

  • Home
  • O poder da educação financeira - Parte 1

Olá! Como vai?

 

Estamos começando este blog da Madai e achamos pertinente, antes de falar de investimentos, falar de educação financeira. Imaginamos que você chegou aqui pois tem planos que exigem um certo planejamento (casa, viagem, filhos, carro, aposentadoria, etc.).

 

Mas por que ter uma educação financeira? Olha só, para começar a investir, é necessário poupar, para poupar é importante saber de que forma estão sendo seus gastos. Será que sobra "mês no fim do dinheiro"? 💸🤔

 

Então, nos baseamos em 2 aspectos fundamentais:

  • Controle do dindin
  • Estilo de vida
 

Só há um meio de responder essa pergunta: controle das suas entradas e saídas (a famosa receita e despesa). E não tem muito segredo quanto a este ponto, gastar tudo (ou até mais) do que se recebe vai sobrar muuuito mês ao acabar o seu dinheiro. Anote todas as suas despesas, marque no celular ou num bloco de anotações, depois transfira para a sua ferramenta de controle. Busque fazer periodicamente e crie este hábito. Você verá que há basicamente dois tipos de gastos, os fixos e os variáveis. Nos fixos não tem como adiar, são despesas que precisam ser pagas todos os meses, caso contrário podem gerar dívidas com os juros.

 

Para este controle, procure formas mais fáceis pra você. Seja anotar num caderno ou uma planilha, é importante este controle. Recomendamos uma planilha eletrônica, para que obtenha os cálculos automaticamente. Com ela, conseguirá ver o quanto gasta com os "setores" da vida, como alimentação, com transporte, moradia e outros. Caso pague taxas bancárias, analise a real necessidade destas taxas, será que você usa todos os serviços disponibilizados? Um plano simples, sem taxas, já seria o suficiente? Calcule o quanto já gastou no ano com este banco, pense que poderia ser utilizado em outro "setor". E mais! Há diversos bancos digitais que não cobram nenhuma taxa, nem pra DOC ou TED (Nubank, Inter, C6,)!

 

Gerenciar suas finanças e reduzir as despesas te auxilia também a lidar com eventuais imprevistos. Imprevistos, quando surgem, exigem que sejam lidados com uma certa urgência. Ter um controle das suas finanças te deixará mais confortável em saber de onde poderá tirar sem grandes problemas.

 

Outro aspecto, de igual importância, é analisar seu estilo de vida. Veja se ele é compatível com a sua renda familiar. Não há nada de errado em consumir e ter uma vida mais confortável. Mas, para isso, veja se a parcela que paga do cartão está dentro do que pode pagar mensalmente. Reflita se faz muitas compras por impulso e outras despesas mais sensíveis que estão ligados a aspectos sociais: casa, carro, celular, roupas, você entendeu. Ou seja:

 

Procure os excessos (a planilha te ajuda muito nisso!), pondere e reajuste.

 

E pra não te deixar na mão, disponibilizamos aqui um modelo de planilha para começar neste controle! Nela há uma aba "Passo a Passo" para te orientar no uso, uma aba "Controle" para inserir os seus diversos gastos e a "Relatórios", com um resumo informativo, com as porcentagens de gastos de cada categoria e um gráfico.

 

Insira no box abaixo seu e-mail para poder receber o link da planilha e começar a organizar suas finanças! 💰

 

Com isso, estará mais perto de concretizar seus planos! Obrigado por ter lido até aqui. Equilíbrio sempre! 👊🏼

Receba em seu email o link para acessar Planilha de gestão financeira!
Seu email não será usado para companhas de marketing ou newsletter. Será apenas 1 email =)
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.