Vesting: o que você deve saber

  • Home
  • Vesting: o que você deve saber

Nas duas últimas décadas, a grande expansão do segmento tech resultou no crescimento exponencial da quantidade de empresas que surgiram com o propósito de atingir mercados não explorados e resolver problemas por meio da tecnologia, sendo a maioria delas startups. Com isso, um mecanismo de sociedade conhecido como vesting ganhou espaço e hoje em dia é muito utilizado por startups como forma de distribuição de ações para colaboradores. Mas o que exatamente é este mecanismo, como ele funciona e quais são suas vantagens? Explico a seguir!

 

O que é vesting?

Vesting é um mecanismo que permite que fundadores e colaboradores recebam ações da empresa progressivamente com o tempo. Este tipo de contrato pode ser baseado em metas, em tempo (modelo mais comum) ou em um misto dos dois.

O objetivo deste mecanismo é envolver os colaboradores de forma mais ativa no negócio, gerando mais responsabilidade e os remunerando de uma forma distinta da usual. Além disso, a oferta do mecanismo funciona como ponto de atração para novos colaboradores que estejam interessados em assumir certo risco ao projetarem sua entrada como sócios da empresa após o período determinado.

Como funciona o mecanismo?

Como citado, existem duas formas principais de acordo nas quais o contrato de vesting se baseia:

  • Metas: neste modelo, o colaborador entra na sociedade caso atinja metas pré-fixadas no termo assinado entre sócios e colaborador. As metas devem ser claras e objetivas e, normalmente, o alcance de uma parte delas concede parte proporcional do montante de ações estipulado para o caso.
    • Exemplo: Um vendedor possui uma meta de alcançar R$500 mil em vendas em um ano para receber 2% das ações da empresa. Se alcançar metade deste valor no período estipulado, receberá 1% das ações totais da companhia.

  • Tempo: neste caso, o contrato é firmado com um prazo específico e o colaborador acumula ações progressivamente entre o período inicial e final acordados. Normalmente, há o cliff: um intervalo entre a assinatura do contrato e o início da distribuição das ações de forma progressiva. Exemplo: Novo funcionário é contratado e assina um contrato de vesting com progressão de 4 anos. Ao final do primeiro, ele recebe o primeiro quarto das ações estipuladas e depois recebe mais uma fração a cada mês. Se deixar a empresa antes do período estipulado, mantém posse sobre as ações já adquiridas.
  • Híbrido: nesta variante, os dois modelos são misturados em um contrato que estipula metas a serem alcançadas e um intervalo de tempo específico para que o colaborador possa receber suas cotas.

O tipo de vesting e mais detalhes são firmados entre os sócios e o futuro sócio por meio de um contrato empresarial legal. Algumas outras cláusulas podem ser adicionadas ao contrato, como a cláusula de aceleração, na qual eventos específicos descritos no contrato (fusão da empresa, compra da startup por terceiros, etc) resultam no recebimento imediato das cotas acionárias por parte do colaborador envolvido no contrato.

Quais são as vantagens de adotar o vesting?

O mecanismo traz vantagens tanto para os fundadores e atuais sócios da empresa quanto para os novos acionistas. Algumas delas são:

  • Proteção para os acionistas: com o mecanismo em funcionamento, a composição acionária da empresa torna-se mais distribuída, evitando que um dos empreendedores possua grande poder de voto e possa prejudicar a companhia em caso de saída ou desentendimentos.
  • Disponibilidade de caixa: como cotas de ações torna-se uma forma alternativa de compensação para os colaboradores, a startup pode manter mais dinheiro em caixa para investir no negócio.
  • Atração e retenção de talentos: para atuais e potenciais funcionários, a possibilidade de receber ações da empresa pelo seu comprometimento é um reconhecimento valoroso e que cresce junto com a empresa. Também por isto, o vesting ainda resulta em um maior sentimento de dono entre os colaboradores que participam do mecanismo.
Aqui na Madai, todos novos colaboradores entram com perspectiva de vesting para o futuro. Sabemos que é uma forma de valorizar o trabalho dos nossos colaboradores e incentivar o crescimento da empresa! 🚀

Conclusão

Lendo até aqui, provavelmente você percebeu que o vesting é uma interessante alternativa para as formas de contratação tradicionais, principalmente para startups que ainda estão começando. Caso esteja pensando em empreender, considere ofertar este mecanismo para os colaboradores. O resultado pode ser melhor do que você espera!

image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.