Saiba como investir em ações com análise quantitativa

  • Home
  • Saiba como investir em ações com análise quantitativa

No último post, comentamos sobre as diversas vantagens de investir em renda variável a partir de dados (análise quantitativa): como essa forma de investimento traz agilidade, racionalidade e, principalmente, assertividade na tomada de decisão. Hoje vamos mostrar como essa realidade não está nada distante dos investidores.

Antes de apresentarmos a forma de fazer uso de análise quantitativa, vamos retomar alguns pontos principais:

1) Por que investir em ações?

Em 2020 a inflação fechou em 4,5%, o que fez com que a poupança tivesse um retorno negativo de 2,30% quando descontado da inflação. Além disso, esse foi o segundo ano seguido em que o rendimento do investimento perdeu para a inflação. Em 2019, a poupança teve uma perda real de 0,05%, descontado o IPCA. Mas não foi só a poupança que perdeu para a inflação, o investimento em renda fixa também sofreu com um desempenho negativo de 1,68%.
 

2) Não é mais simples deixar meu capital em fundos de ações?

Não é algo fora do comum em fundos de ações existir toda uma industria para ganhar com as taxas de administração. Além disso, os resultados positivos muitas vezes não são tão importantes para muitos gestores 😢, desde que seus fundos desempenhem melhor (ou menos pior) que o índice de referência. Tirando o ponto positivo de que em fundos de ações você não precisa fazer praticamente nada, há alguns pontos negativos: 1) Altas taxas cobradas. 2) Perigo de ficar preso na armadilha do tempo para liquidação dos investimentos. 3) Perda de autonomia nos investimentos.

OK!! Mas não tenho tempo para aprender sobre investimentos. 🤷🏽‍♂️ O que devo fazer?

Muitas pessoas não investem pois tem outras prioridades como trabalho, estudos, e acabam não tendo tempo para analisar gráficos, estudar sobre o mercado, ler os extensos relatórios das casas de análise tradicionais, (que, além de extensos, podem muitas vezes ser viesados pelo interesse da pessoa ou da casa que está gerando o relatório).

Dessa forma tomar a decisão de investimento se torna um desafio, e como resultado, parte dessas pessoas acabam deixando seu capital na mão de fundos.

Chega de conversa!! 🙌🏽 Como posso começar a investir com análise quantitativa?

Um dos principais objetivos da Madai é ajudar investidores na tomada de decisão disponibilizando o que nossos algoritmos estão identificando como oportunidades de investimento.

Pelo aplicativo, disponível para download no nosso site, você recebe uma notificação sempre que uma nova carteira de ações for gerada. A partir dai, no próximo dia útil, caso você for comprar os ativos recomendados por aquela estratégia, é necessário apenas entrar no home broker de sua corretora e realizar as operações.

Hoje temos estratégia de carteira semanal, mensal e trimestral que levam em conta as ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira. E estamos desenvolvendo novas estratégias. Confira no infográfico abaixo, como é a jornada do investidor considerando investimento na estratégia de carteira semanal.
notion image

No final do post, disponibilizamos o link para uma planilha básica desenvolvida com o objetivo de realizar um controle e acompanhamento do que estiver sendo investido. Existem outras opções que também ajudam a realizar esse acompanhamento, como o aplicativo TradeMap, por exemplo.

Conclusões

A partir de um conjunto massivo de dados, de diversas fontes, nossos algoritmo buscam entender o que houve no passado para projetar o futuro. Quantitativo significa usar tecnologia para potencializar a capacidade de geração de retorno de um ser humano ou grupo de seres humanos.

Na nossa equipe contamos com cientistas e analistas, pessoas trabalhando com as tecnologias avançadas para auxiliá-los no desenvolvimento de estratégias criativas de investimentos

Não deixe de aproveitar as próximas oportunidades de investimento que nossa tecnologia ira identificar. Baixe o aplicativo da Madai, e bons investimentos. 🚀 📈

 

Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências sobre dados aplicados ao mercado financeiro! 😃

 
Receba em seu email o link para acessar Planilha de acompanhamento de investimentos!
Seu email não será usado para companhas de marketing ou newsletter. Será apenas 1 email =)
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.