Novo por aqui? Entenda as vantagens em investir a partir de dados!

  • Home
  • Novo por aqui? Entenda as vantagens em investir a partir de dados!

Agora que você já conhece as principais características dos investimentos em renda variável, é provável que comece a se perguntar: "como posso identificar boas oportunidades de investimentos em ações?"

E é por isso que hoje vim te apresentar as vantagens de utilizar a análise de dados para construir a sua carteira de ações!

Então puxe a cadeira, pegue um cafezinho e vamos começar!

 
notion image
 

A área de finanças quantitativas vem crescendo bastante nos últimos anos. Termos como quantitative finance, quantitative trading e quantitative analysis estão cada vez mais presentes no dicionário dos investidores.

 

Finanças Quantitativas? O que é isso?

 

Lidar com finanças de forma quantitativa nada mais é do que buscar, por meio da lógica matemática, modelos que maximizam o retorno dos investidores. A operacionalização desses modelos é feita por meio de algoritmos desenvolvidos utilizando o poder computacional.

 

E como isso é possível?

 

Isso só é possível porque o mercado de bolsa de valores gera uma enorme quantidade de dados a cada piscar de olhos. Essa facilidade permite que os algoritmos possam ser alimentados com informações atualizadas a cada milésimo de segundo, gerando modelos que acompanham a mais recente lógica do mercado.

 

Mas quais são as vantagens?

 

Devido à grande quantidade de dados e rapidez da sua atualização, pode ser difícil (ou quase impossível) para o cérebro humano acompanhar tudo o que está acontecendo.

E é aí que entra a principal vantagem do uso de dados no mercado de ações: a capacidade computacional é capaz de resolver problemas altamente complexos para escolha de boas empresas e de como o investidor pode dividir o seu capital entre as várias ações disponíveis.

Além disso, pelo fato de a escolha das empresas ser feita de forma automatizada, são criadas barreiras para que emoções humanas interfiram na escolha de bons investimentos. Essa característica é positiva para aqueles que buscam critérios objetivos para selecionar os ativos que irão compor a sua carteira.

A automatização também torna desnecessário acompanhar preços e notícias diariamente, já que o próprio algoritmo indica se ainda vale a pena manter (ou não) aquele investimento.

Mais do que isso, ao utilizar dados para tomar as suas posições, é possível investir utilizando estratégias de investimentos profissionais, mesmo não sendo um expert no mercado de bolsa de valores. Explico: para encontrar ações que estão em um bom momento de compra é preciso encontrar:

  1. Um padrão: cenários que indicam que quando estava em uma situação similar no passado determinado ativo se valorizou.
  1. Distorções no preço: empresas cuja riqueza produzida para a sociedade é maior do que o seu preço negociado no mercado de ações.

Por meio de uma grande quantidade de dados atualizados com frequência é possível encontrar tanto padrões quanto distorções nos preços quanto se trata de bolsa de valores!

 

Como a Madai pode te ajudar?

 

Tudo o que conversamos demonstra a importância dos dados para potencializar a sua estratégia de investimentos.

A Madai é uma casa de análise quantitativa credenciada pelos órgãos reguladores e que produz recomendações de investimentos a partir de dados.

Utilizando modelos matemáticos, inteligência artificial e tecnologia, nossos algoritmos identificam as melhores oportunidades de investimento em ações, permitindo que você possa aproveitar todas as vantagens proporcionadas pelas finanças quantitativas!

Quer aprender mais? Clique aqui e conheça mais sobre a Madai!

 

Vamos juntos!!

🚀


 

Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências sobre dados aplicados ao mercado financeiro! 😃

 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.