Guia de Bolso. Parte 4: Renda Variável

  • Home
  • Guia de Bolso. Parte 4: Renda Variável

Finalmente chegamos ao post mais aguardado da série Guia de Bolso sobre Investimentos! Hoje vamos falar sobre renda variável.

Até aqui já sabemos que investir significa aplicar capital com o objetivo de obter lucros. Também já sabemos que existem diversos produtos em que você pode aplicar esse capital e que uma maior expectativa de retorno significa disposição para assumir um maior risco.

O próximo passo é entender mais sobre a tal da renda variável. No post de hoje vamos focar nos investimentos em ações, mas é importante ressaltar que existem outros investimentos desse tipo, tais como opções e fundos imobiliários.

O que são ações?

É provável que você já tenha escutado algo como "uma ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades por ação". Mas, afinal, o que significa isso?

O capital social não é nada mais do que os recursos que os sócios (ou acionistas) aplicam em uma empresa no momento da sua abertura. Esse valor pode sofrer aumentos ou diminuições no decorrer do tempo, mas o conceito segue o mesmo. Assim, o capital social é o montante necessário para que uma empresa comece (e mantenha) as suas atividades.

Simplificando: uma ação é uma pequena fração do montante de dinheiro necessário para que uma empresa funcione.

"Ok, entendi, mas onde eu, como investidor, entro nessa história?"

A essência aqui é quase a mesmo daquela que aprendemos no post sobre renda fixa: quando compramos uma ação estamos aplicando o nosso capital em uma empresa para que ela possa financiar suas atividades.

Porém, diferentemente da renda fixa, as ações são investimentos sujeitos a uma certa volatilidade. Essas oscilações são provocadas pelo fato de esses papeis serem negociados em bolsa de valores. Assim, seus preços estão sujeitos ao ajuste ocasionado pela lei da demanda e oferta: quanto maior a demanda, maiores os preços; quanto maior a oferta, menores os preços.

💡
Ao comprar uma ação você se torna um dos sócios daquela empresa e, com isso, passa a deter direitos e deveres proporcionais à quantidade de ações adquiridas!
notion image

Posso comprar ações de qualquer empresa?

Por meio do home broker, ferramenta que permite negociar ações, você terá acesso aos papeis das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3 para os íntimos).

Para saber quais empresas têm ações disponíveis para negociação, basta acessar a página de empresas listadas da B3.

Para que uma empresa possa abrir capital na bolsa de valores, é preciso cumprir uma série de requisitos. Entre esses, o mais importante é a necessidade de que uma auditoria independente analise o seu balanço financeiro.

Isso significa que as companhias listadas possuem uma grande transparência no que se refere à divulgação dos seus resultados. É dessa forte regulação que vem a ideia de que as empresas que estão listadas na bolsa são as melhores do país.

Como escolher quais ações comprar?

Mesmo com todo o aparato regulatório que existe por trás de uma empresas que opta por abrir o seu capital, não são todas elas aumentam de valor ao longo do tempo.

Por esse motivo, escolher quais empresas comprar nem sempre é uma tarefa fácil e costuma demandar uma análise minuciosa do seu desempenho financeiro e da tendência dos preços de suas ações.

É nesse contexto que surgem a análise fundamentalista e a análise técnica.

Por meio da análise fundamentalista, busca-se identificar empresas sólidas e que apresentam potencial de crescimento dos resultados a longo prazo. Para isso, são analisados os resultados financeiros e econômicos das companhias, do segmento em que ela atua e como está a sua performance na comparação com os demais pares do setor. Além disso, avalia-se se o cenário econômico favorece a sua atuação. A ideia é identificar se o valor da empresa está corretamente refletido no seu preço negociado no mercado de ações.

notion image
 

Por outro lado, a análise técnica se baseia em padrões gráficos para encontrar ações que podem valorizar nos próximos dias ou meses. O objetivo é encontrar o momento certo para comprar um papel a partir de movimentos similares já observados no passado. Para isso, podem ser utilizados indicadores (por exemplo, bandas de bollinger, RSI e médias móveis) ou figuras gráficas (por exemplo, triângulos, flâmulas, bandeiras).

 
notion image

Por quanto tempo posso ser acionista de uma empresa?

Ao comprar uma ação na bolsa, não é preciso informar por quanto tempo você pretende manter aquele papel na sua carteira. Porém, é importante saber que cada horizonte temporal demanda uma estratégia diferente.

A análise fundamentalista, por exemplo, costuma estar associada com o longo prazo (às vezes denominado buy and hold). Isso porque ao buscar os fundamentos da compra nos resultados da empresa, os investidores estão visualizando que, no futuro, aquela companhia valerá mais do que o que está sendo refletido no preços das suas ações.

No caso do curto prazo e do médio prazo (conhecidas como position), por outro lado, a análise gráfica pode ser uma boa opção. Por meio dos padrões de preços, que são refletidos nos sinais gráficos, é possível encontrar indicativos de que os próximos dias ou semanas serão positivos para aquelas ações.

Já no caso do day trade, que são as operações em que a compra e a venda são feitas no mesmo dia, a análise gráfica combinada com a análise pura dos preços (price action) pode sugerir qual é o melhor momento para comprar e vender determinado papel.

Preciso me tornar um especialista para investir?

A resposta pura e simples é: não!

Hoje em dia é possível encontrar diversas facilidades que podem ser utilizadas pelos investidores para encontrar boas ações. Entre essas facilidades estão as casas de análise, as corretoras e os analistas autônomos que emitem seus relatórios e opiniões sobre as empresas listadas na bolsa.

Apesar disso, acompanhar todos os relatórios, lives e vídeos que são lançados diariamente pode se tornar uma tarefa bastante complicada. E é aí que entra o papel da Madai!

A Madai é uma empresa que objetiva ajudar os investidores iniciantes, ou mesmo experientes, a tomar decisões sobre quais ações estão atrativas. Por meio de um aplicativo simples e intuitivo, é possível encontrar carteiras com horizonte semanal, mensal e trimestral.

Muitas vezes tem-se a impressão de que investir em ações é uma tarefa muito difícil. No entanto, eu entendo que o principal obstáculo que as pessoas geralmente enfrentam é quanto à tomada de decisão sobre quais são as empresas que vale a pena se torna sócio.

De fato, existe uma grande quantidade de informações sobre quais são as melhores ações do momento. E é por esse motivo que contar com a ajuda de um algoritmo pode ser extremamente útil na escolha das empresas que irão compor o seu portfólio.

Os algoritmos da Madai são treinados por meio de uma equipe especializada em ciências de dados. E, mais ainda, tendo em vista a quantidade de dados que são coletados durante o pregão, é possível que o computador encontre padrões de forma mais rápida e confiável do que os olhos humanos.

É por isso que acreditamos que a Madai é essencial para te ajudar a tomar decisões de forma mais simples e inteligente.

notion image

Conclusão

Comprar ações em bolsa de valores é mais uma opção para aqueles que buscam diversificar a sua carteira de investimentos.

As ações estão na categoria "renda variável" porque o seu preço está sujeito às oscilações de mercado. Ou seja, se há muitas pessoas enxergando valor naquela empresa e querendo se tornar sócio dela, o seu preço sobe. Por outro lado, se as pessoas não veem valor em determinada companhia, o seu preço cai.

Isso significa que é importante estar atento a quais são as empresas que, de fato, vale a pena investir. Assim, o investidor deve aprender sobre análise fundamentalista e técnica, além de conhecer o contexto que envolve as atividades da companhia que ele deseja se tornar sócio.

Contar com a ajuda de um algoritmo para tomar essa decisão é uma ótima alternativa para aqueles que não possuem tempo disponível para analisar empresa por empresa ou, mesmo, para aqueles que desejam uma segunda opinião sobre as ações que deseja adquirir.

Bom, agora que já conhecemos as principais modalidades e formas de investir, nos próximos posts da nossa série vamos começar a aprofundar, ainda mais, nesse mundo de investimentos.

No caso das ações, por exemplo, ainda precisamos conversar sobre os direitos dos acionistas, como funciona o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio e, também, quais são as demais alternativas em renda variável disponíveis para o investidor pessoa física.

Por isso não deixe de acompanhar a série Guia de Bolso sobre Investimentos!

Até breve!

🚀

 
 
 
 
 
 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.