Short Squeeze

Extra! Extra! Interrompemos nosso Guia de Bolso sobre Investimentos para falar sobre....

A Revolta das Sardinhas

Revolta das sardinhas, revolução das formigas, short squeeze. Esses foram os termos mais comentados da semana, mas, afinal, o que é isso?

Fazer short no mercado de ações significa operar vendido. Isso quer dizer que, ao invés de ganhar com a alta nos preços, busca-se ganhar com a queda.

Esse tipo de operação, que demanda saldo em conta para cobrir eventuais perdas, acontece quando o investidor visualiza que a ação está com perspectiva de baixa, ou seja, aqui a aposta é contra determinado papel.

💡 Para aprender mais sobre o assunto, não deixe de assistir o filme A Grande Aposta. O drama ilustra bem como a crise imobiliária de 2008 foi palco de bons lucros para aqueles que apostaram contra a economia dos EUA

No caso dos acontecimentos dessa semana, grandes fundos (conhecidos como "tubarões") estavam vendidos nas ações da varejista norte-americana GameStop (NYE: GME). O que eles não esperavam, porém, seria que os pequenos investidores (conhecidos como "sardinhas") se juntariam e começariam a comprar o papel em massa, impulsionando seus preços.

O resultado disso foi que estes fundos precisaram encerrar rapidamente suas posições contrárias ao papel. Isso levou a uma valorização repentina nos preços e, consequentemente, a fortes oscilações durante todo o horário de funcionamento dos mercados.

E no Brasil?

Essa situação, que tem o nome técnico de short squeeze, demonstrou que pequenos investidores podem sim influenciar as oscilações do mercado, diferentemente do que normalmente é dito por aí.

Influenciados por esse movimento, alguns investidores brasileiros não perderam tempo e, por meio das redes sociais, começaram a combinar compras programadas em determinadas ações negociadas na B3.

Isso fez com que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador no mercado de ações brasileiro, alertasse que combinar compras a fim de impulsionar os preços é uma modalidade de manipulação do mercado, o que pode levar à imposição de sanções administrativas e judiciais contra seus praticantes.

Em sua defesa, os organizadores das compras programadas alegam que estão apenas em busca de "trazer igualdade para o mercado" já que, segundo eles, os grandes players manipulam o mercado quando apostam contra determinada empresa e, em seguida, divulgam relatórios contrários a ela, embolsando os lucros das vendas à descoberto.

E você? O que pensa sobre isso?

Quer saber mais?

Confira o infográfico que preparamos para você entender como funciona o short squeeze e estar por dentro do principal assunto que movimentou o mercado financeiro essa semana.

notion image
 

Feitas essas explicações, seguimos para a programação normal!

Continue acompanhando o blog da Madai para os próximos posts sobre investimentos. Enquanto isso, não deixe de revisar o que já foi aprendido no nosso Guia de Bolso.

Vamos juntos!

🚀

 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.