Especial Análise Gráfica. Parte 4: Encontrando oportunidades a partir do candlestick.

  • Home
  • Especial Análise Gráfica. Parte 4: Encontrando oportunidades a partir do candlestick.

Para fechar com chave de ouro a nossa série especial sobre análise gráfica, hoje vamos explorar um importante tópico quando o assunto é gráfico de ações: leitura de candlestick!

Como de costume, vamos iniciar o tema de hoje com uma revisão rápida dos conceitos que aprendemos no último post sobre padrões de preços:

 
A análise gráfica é a busca por padrões com o objetivo de encontrar pontos de compra e de venda no mercado de ações. Para descobrir se, no futuro, determinada tendência será mantida podemos utilizar padrões de preços, sendo os mais comuns: retângulos, ombros-cabeças-ombros, topos e fundos duplos e triângulos.
 

Os padrões de preços, que indicam se uma tendência será mantida ou não, são formados por vários candlestick interpretados em conjunto. Mas, será que um candlestick individual (ou um pequeno conjunto deles) pode ser útil para a análise gráfica?

A resposta é: Sim! E é justamente isso que vamos aprender hoje!

Então puxe a cadeira, pegue um cafezinho e vamos em frente ☕

Conhecendo os candlesticks

Um candlestick (que vamos chamar de candle a partir de agora) é uma figura que carrega as informações mais importantes sobre os negócios realizados em um determinado período: preço de abertura, preço de fechamento, preço mínimo e preço máximo.

 
notion image
 
 

Para identificar se o candle é de alta, com preço de abertura maior do que o preço de fechamento, ou de baixa, com preço de fechamento maior do que o de abertura, os gráficos costumam representá-los em cores diferentes. Geralmente os candles de alta são coloridos em branco ou em verde, enquanto os de baixa aparecem nas cores preto ou vermelho.

Essa é uma forma de facilitar a leitura, já que ao bater o olho em um candle é possível saber, apenas pela cor, se naquele período em análise o preço de abertura foi maior do que o de fechamento ou vice-versa.

O candle é formado em todos os tempos gráficos em que ocorreram negócios em determinado papel. Se você estiver visualizando o gráfico de um dia, então a informação nele contida se refere aos preços diários. Ou seja, você terá as seguintes informações: qual o preço mínimo do dia? qual o preço máximo do dia? qual o preço de fechamento do dia? qual o preço de abertura do dia?

Vale notar que se não ocorreram negócios no período gráfico em análise, então não haverá candle. Esse é o caso, por exemplo, do gráfico de cinco minutos de uma ação de baixa liquidez que demora mais do que cinco minutos para fechar um negócio. Nesse caso, o gráfico será mostrado da seguinte maneira:

 
notion image

Fique de 👀 : esse tipo de gráfico dificilmente poderá ser lido por meio de análise técnica, já que não temos informações suficientes.

 

Uma última informação importante é que, para ser um candle, a figura não precisa ter sombras nem corpo. Há casos, como veremos adiante, em que a mínima é igual à abertura ou o fechamento é igual ao máximo. Nesses casos não há sombra, mas apenas a linha que delimita as extremidades do candle. Também há situações em que a abertura é igual ao fechamento, de modo que o candle não possuirá corpo, mas apenas sombras.

Além disso, um candle sozinho não mostra o preço atual em relação ao preço passado. Na verdade, cada candle indica informações em relação ao próprio período de análise.

Atenção: Na maior parte das ferramentas de análise gráfica, a variação percentual mostrada ao passar o mouse em cima de um candle é em relação ao fechamento anterior. Porém, o candle sozinho com seu fechamento, abertura, máxima e mínima, indica o preço apenas do período gráfico que está sendo analisado.

Padrões de candlestick

Existem diversas combinações de preço de fechamento, de abertura, máxima e mínima. Consequentemente, um candlestick pode assumir inúmeros formatos.

Porém, vamos focar nas cinco que, de acordo com Thomas Bulkowski (importante grafista e autor de livros sobre análise gráfica) são os de maior assertividade em relação ao movimento de preços futuro.

Percussão em três linhas (Three line strike)

Esse foi o formato de candle que apresentou a maior assertividade entre aqueles testados por Bulkowski. Nele são observados três candles de corpos cada vez mais reduzidos e que finalizam a tendência anteriormente predominante.

notion image

Fonte: Adaptado de Bulkowski, T. N. Encyclopedia of Candlestick Charts (2008).

Se, em uma tendência de baixa, visualizamos três candles de baixa cada vez menores e, em seguida, um candle de alta que "envolve" os demais, podemos estar diante de uma reversão de tendência que significará alta nos próximos dias.

O contrário também é verdadeiro: se em uma tendência de alta, visualizamos três candles de alta cada vez menores e, em seguida, um candle de baixa que "envolve" os demais, podemos estar diante de uma reversão de tendência que significará baixa nos próximos dias.

Nesse padrão estamos diante de uma exaustão do movimento. Observe que candles de corpo cada vez vez menor significa que o preço de abertura está se aproximando do preço de fechamento. Ou seja, o movimento está perdendo força.

Em relação aos testes realizados por Bulkowski, o three line strike funcionou melhor na reversão de baixa para alta, tendo sido capaz de reverter o movimento em 84% das vezes em que foi observado. No caso de reversão de alta para baixa, a sua assertividade foi de 65%.

 
notion image
 

Três corvos negros (Three black crows)

Esse é um formato de candle que apresentou assertividade de 78% em reverter a tendência de alta para baixa, segundo os testes executados por Bulkowski.

O padrão pode ser observado a partir de três candles de baixa que aparecem em uma tendência principal de alta. Os candles 2 e 3 do padrão devem abrir dentro do candle anterior e, todos os três, devem fechar próximo as suas mínimas.

 
notion image

Fonte: Adaptado de Bulkowski, T. N. Encyclopedia of Candlestick Charts (2008).

Os três corvos negros são uma sequência de três candles fortes de baixa que indicam ao mercado que as altas anteriormente observadas já estão chegando ao fim e que, a partir de agora, as vendas predominarão em relação às compras.

 
notion image
 

Estrela da tarde (Evening star) e Estrela da manhã (Morning star)

A estrela tarde é formada a partir de um candle com corpo pequeno dentro de uma tendência de alta. Já a estrela da manhã é formada a partir de um candle com corpo pequeno em uma tendência de baixa. As sombras podem não existir, mas, quando existem, são curtas. Para que essa forma seja verificada, deve haver um gap (espaço em que não há negociações) entre a estrela e os candles imediatamente anterior e posterior.

Quando indica uma reversão de alta para baixa (estrela da tarde), esse padrão tem assertividade de 72%. Enquanto isso, quando indica uma reversão de baixa para alta (estrela da manhã), a sua assertividade é de 78%.

 
notion image

Fonte: Adaptado de Bulkowski, T. N. Encyclopedia of Candlestick Charts (2008).

A cor do candle não é relevante (podendo ser de alta ou de baixa), mas tanto o candle anterior quando o posterior devem respeitar a tendência. Ou seja, em uma estrela da tarde (reversão de alta para baixa), o candle anterior deve ser de alta e o posterior deve ser de baixa. Enquanto isso, em uma estrela da manhã (reversão de baixa para alta), o candle anterior deve ser de baixa e o posterior deve ser de alta.

 
notion image
 

Gap de alta Tasuki (Upside Tasuki gap)

Esse formato de candle pode ser visto quando, dentro de uma tendência de alta, há um gap entre dois candle de alta e um terceiro candle de baixa com preço de abertura próximo ao fechamento.

 
notion image

Fonte: Adaptado de Bulkowski, T. N. Encyclopedia of Candlestick Charts (2008).

A característica principal dessa forma de candlestick é que o candle de baixa não fecha o gap aberto entre os dois primeiros candles de alta. Isso indica que a força vendedora não foi suficiente para compensar as compras observadas nos dias anteriores.

Ou seja, a maior parte dos investidores não vendeu as ações que havia adquirido anteriormente e, assim, a tendência é que a força compradora prevaleça no futuro, assim como o movimento de alta.

 
notion image

Conclusão e mais dicas

E assim chegamos ao final de mais um post da série Especial sobre Análise Gráfica no blog da Madai!

A nossa intenção é trazer conteúdos para que você opere no mercado de ações com cada vez com mais confiança.

Hoje, além do The Pattern Site que indicamos na semana passada, vamos deixar uma sugestão de livro que pode ser excelente para quem está em busca de mais conteúdo sobre análise gráfica:

 

📚
Technical Analysis Explained, de Martin J. Pring. Sinopse: Este é o guia que os analistas técnicos consultam para obter respostas. A cara do investimento mudou significativamente nos 30 anos desde a primeira publicação deste livro, mas um componente essencial dos mercados não mudou - o comportamento humano. Quer você esteja negociando commodities ou produtos inovadores, observar como os investidores responderam a eventos passados por meio de análise técnica é a chave para prever quando comprar e vender no futuro.

 

Como podemos ver nesses quatro posts da série sobre Análise Gráfica, a abordagem tecnicista é realmente encantadora. Afinal, quem não gostaria de ser capaz de prever se determinada ação negociada na bolsa de valores irá subir ou cair nos próximos dias?!

No entanto, o tempo que as pessoas físicas investidoras costumam dedicar ao seu portfólio é escasso e analisar gráficos pode ser uma tarefa árdua para aqueles que não conseguem acompanhar o dia-a-dia na bolsa.

Se este for o seu caso, as estratégias oferecidas pela Madai pode ser uma boa opção para alavancar os seus investimentos!

A inteligência artificial utilizada pelos algoritmos da Madai é capaz de processar as informações disponíveis no mercado e encontrar padrões de preços que indicam o melhor momento para comprar as ações negociadas na bolsa.

Em nosso site você pode obter mais informações sobre as estratégias disponíveis e, após baixar o aplicativo, será capaz de acessar todas as empresas que estão sendo recomendadas por nossos algoritmos.

Vem com a gente!

🚀


Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado financeiro! 😃

image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.