Especial Análise Gráfica. Parte 1: Conhecendo os princípios dos movimentos de preço.

  • Home
  • Especial Análise Gráfica. Parte 1: Conhecendo os princípios dos movimentos de preço.

No post sobre renda variável, vimos que a análise de ações negociadas na bolsa de valores pode ser feita por meio de informações contábeis ou segundo padrões gráficos. Aprendemos, também, que a análise de padrões gráficos tem como objetivo encontrar o momento certo para comprar ações a partir de movimentos similares já observados no passado.

E é a partir daí que começa o assunto de hoje!

Começando pelo começo

Análise técnica ou análise gráfica é a busca por padrões nos gráficos das ações que já foram observados em algum momento do passado e que deram início a um movimento ascendente ou descendente nos seus preços.

Muitas vezes quando nos deparamos com um livro ou texto sobre análise técnica a conversa já inicia a partir de padrões de candlestick, figuras gráficas ou indicadores técnicos. Mas, especialmente hoje, nós vamos entender o início de tudo: tendências e topos e fundos.

Como identificar uma tendência

Não sei vocês, mas, quando eu penso na palavra "tendência", logo me vem a cabeça uma seta apontado rumo a alguma direção. E, mesmo que o movimento não seja perfeito, ainda assim pode ser possível identificar quando uma tendência se forma. Vejamos:

notion image

Nos gráficos das ações, também é possível encontrar tendências:

notion image

Tendência primária, secundária e terciária

Agora que já entendemos o que é uma tendência, vamos tirar um pouco do zoom do gráfico de ações que vimos acima.

notion image

Por essa imagem conseguimos observar algo muito importante: dentro da tendência principal (seta verde) existem outras tendências que prevalecem em determinados períodos no tempo (setas azul, amarela e rosa). Ou seja, o mercado não se movimenta em linha reta!

A partir daí é possível concluir que, dentro de uma tendência primária, existem outras tendências suplementares a ela.

A tendência primária costuma durar entre 9 meses e 2 anos e é consequência do otimismo (ou pessimismo) dos investidores em relação aos fundamentos econômicos que acompanham os preços das ações de determinado setor ou de determinado país.

Já a tendência secundária geralmente tem duração entre 6 semanas e 9 meses e é caracterizada por correções dentro da tendência primária. Esses movimentos intermediários podem ser gerados apenas por realizações das posições (momento em que os investidores encerram as suas carteiras e realizam seus lucros) ou por mudanças de teses de investimentos que não se sustentam a longo prazo (por exemplo, o sentimento de que o ciclo de expansão está se encerrando, mas, na verdade, o otimismo ainda prevalece).

Por fim, as tendências terciárias são mais curtas (entre 3 e 6 semanas) e interrompem o movimento secundário. Elas podem ser influenciadas por notícias ou pela dificuldade em identificar a tendência primária. Por exemplo, o boato de que determinadas empresas irão se fundir.

Aprofundando os conhecimentos

Topos e fundos

Identificar a sequência de topos e fundos é uma das técnicas mais importantes quando o assunto é análise técnica.

Quando o mercado está em ascensão (tendência de alta), será possível encontrar topos e fundos ascendentes. Por outro lado, quando o mercado em queda (tendência de baixa), vamos observar a formação de topos e fundos descendentes.

notion image

E aqui entramos em um parte importantíssima do aprendizado de hoje: quando a série de topos e fundos é interrompida, uma reversão de tendência pode estar acontecendo. Na imagem acima podemos observar essa fenômeno a partir do quarto fundo próximo a R$ 11,87. Veja que, a partir dele, a sequência de topos e fundos descendentes foi interrompida e uma nova sequência de topos e fundos ascendentes começou.

Teoria de Dow

O princípio que vimos acima é atribuído a Charles Dow e você provavelmente vai se deparar com a Teoria de Dow em diferentes momentos da sua jornada como investidor.

O objetivo principal dessa teoria é encontrar mudanças na tendência principal (primária) do mercado. Uma vez que a tendência foi estabelecida, assume-se que o mercado se movimentará em sua direção até que um sinal de reversão seja encontrado.

Uma das bases da teoria é que as médias dos preços descontam tudo. Explico: como o preço de negociação das ações é derivado do conjunto de atitudes de todos os participantes do mercados, então, todas as informações conhecidas serão indexadas à relação de oferta e de demanda das ações. Isso significa que, na média, os movimentos refletem todas as informações conhecidas (mesmo que sejam conhecidas apenas por uma parte dos investidores).

Algumas observações importantes

  • Os princípios da análise técnica podem ser aplicados a análise de ações em qualquer tempo gráfico. Porém, vale ficar atento para os sinais de reversão de tendência. Um tempo gráfico mais longo (por exemplo, uma semana) será mais estável e, dentro dele, será possível encontrar uma menor quantidade de sinais de que determinada tendência foi superada. Por outro lado, um gráfico mais curto será mais instável e será possível identificar uma grande quantidade de sinais de mudança de tendência.
notion image

Gráfico intradiário (15 minutos) e semanal de uma mesma ação. Você consegue perceber onde é mais fácil encontrar a tendência?

 
  • As ações de uma empresa negociada na bolsa de valores podem estar em tendência de alta, de baixa ou sem tendência. Sem tendência? Isso mesmo! É possível que os preços estejam se movimentando de maneira aleatória, sem um sinal claro do que acontecerá nos próximos dias.
 

💡
Deseja avaliar os riscos da sua carteira de ações? Acesse nosso conteúdo sobre medidas de risco em investimentos clicando aqui!

Conclusão

No post de hoje vimos as principais informações iniciais para todos os investidores que desejam se aventurar pelos gráficos das ações negociadas em bolsa de valores.

Esse tipo de análise é importante para encontrar oportunidades de compra e de venda de ações a partir de padrões de preços já observados no passado.

Quando adicionado a modelos quantitativos, a análise dos preços pode ser uma poderosa ferramenta para auxiliar os investidores a encontrar o que comprar e quando comprar.

Preparado para aprender mais?

Fique ligado no blog da Madai porque próximos posts do nosso Especial de Análise Técnica vamos conversar sobre figuras gráficas, padrões de candlestick e indicadores gráficos.

🚀


Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado financeiro! 😃

 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.