ETFs: conheça os fundos de índice!

  • Home
  • ETFs: conheça os fundos de índice!

Nos últimos dias fomos bombardeados com notícias sobre a disparada do Bitcoin, que atingiu a maior cotação já vista. Essa alta repentina foi resultado do lançamento de uma ETF atrelada ao Bitcoin nos Estados Unidos.


👀 Tem interesse em Bitcoin? Fique de olho no blog da Madai porque em breve vamos lançar conteúdos super bacanas sobre criptoativos!


Mas, afinal, você sabe o que é uma ETF?

No post de hoje vamos aprender um pouco sobre esse veículo de investimentos que pode ser um ponto de partida inicial para quem nunca investiu na bolsa de valores.

O que são ETFs

Os ETFs são fundos negociados em bolsa de valores. Isso significa que, assim como fundos de investimentos, eles representam um grupo de investidores que compram e vendem ativos iguais. Mas a sua particularidade principal é que um ETF pode ser negociado por meio do home broker, assim como as ações.

A forma como a gestão de ETFs é feita também o diferencia dos fundos tradicionais. Isso porque o gestor do ETF está preocupado em seguir um determinado índice ou mercado, de modo que o seu resultado seja semelhante a esse indicador de referência.

Por exemplo, o BOVA11 (ETF que segue o índice Bovespa) busca replicar o retorno do índice da bolsa de valores brasileira. Assim, ao comprar essa ETF, é como se o investidor estivesse comprando as ações que pertencem ao Ibov, inclusive na mesma proporção.

notion image

Principais ETFs negociadas no Brasil

Os principais fundos de índice (tradução para o português de Exchange Traded Fund - ETF) são aqueles que replicam o Ibov (BOVA11 e BOVV11). Porém, também existem ETFs que seguem índices menos tradicionais, como o de small caps (SMAL11) e o de dividendos (DIVO11).

Além disso há ETFs que acompanham a variação de commodities (GOLD11, que replica o ouro) e a variação das ações norte-americanas (IVVB11, que replica o índice S&P500).

Por fim, não poderíamos deixar de citar o HASH11, ETF que segue o desempenho da índice de Nasdaq sobre critpmoedas e que tem como objetivo replicar o movimento do mercado de criptoativos, como é o caso do Bitcoin.

Vantagens e Desvantagens

Incluir fundos de índice na sua carteira de investimentos pode ser uma boa maneira de diversificar as suas aplicações. Isso porque os ETFs têm como uma das principais características permitir a aplicação em diversos ativos a partir de um único investimento.

Somado a isso está a atualização automática das proporções aplicadas em cada ativo, já que os gestores dos fundos de índice estão sempre de olho na composições dos índices que desejam replicar.


👀 Já vimos as vantagens em diversificar os seus investimentos nesse post aqui


Porém, ao investir em uma ETF é importante estar ciente de que esse é um investimento passivo. Isso significa que o investidor não tem liberdade para escolher os ativos em que o seu capital será alocado, já que essa tarefa é deixada a cargo do gestor.

Também é importante saber que, além da corretagem, como no caso da compra e na venda de ações, também é cobrada uma taxa de administração que busca remunerar o gestor do fundo. A boa notícia é que essa taxa costuma ser baixa!

Conclusão

Sem dúvidas os ETFs são uma ótima opção para aqueles que desejam investir sem se preocupar em acompanhar o mercado dia após a dia. Porém, perder a autonomia em escolher os ativos que comporão a sua carteira e pagar a taxa de administração pode pesar negativamente na escolha por esse veículo de investimentos.

Aqui na Madai oferecemos carteiras de ações que geradas a partir de inteligência artificial. Isso significa que os ativos indicados são escolhidos com a maior neutralidade possível. Fazendo um paralelo com os ETFs, é como se as ações indicadas em nossas carteiras fossem escolhidas por um gestor de um fundo de índice, com a diferença de que esse gestor é um algoritmo (🤖).

Ficou interessado? Venha conhecer as estratégias de investimentos oferecidas pela Madai!

🚀


Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado financeiro! 😃

image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.