Madai Cripto. Conheça o mercado de criptomoedas!

  • Home
  • Madai Cripto. Conheça o mercado de criptomoedas!

Você já conhece as criptomoedas? Quer conferir as principais vantagens em investir nesse mercado? Vem com a gente pois preparamos uma série de postagens para introduzir você a esses ativos que tem revolucionado o universo dos investimentos!

Cripto o que?

Já aprendemos que no mercado de ações é possível negociar pequenas frações do capital das empresas e que diversificar os seus investimentos é uma das principais maneiras de gerenciar o risco a que você está exposto.

A partir daí surge a pergunta: é possível investir em tecnologia?

E a resposta é sim! E uma das formas de fazer isso é a partir das chamadas moedas digitais (criptomoedas).

Enquanto as moedas tradicionais estão sujeitas à regulação do governo para que possam ser utilizadas, as criptomoedas são ativos totalmente descentralizados. Isso significa que, em geral, não há um governo ou grupo de pessoas que controla como as transações são realizadas.

A primeira moeda digital da história foi o Bitcoin, criada por uma figura anônima conhecida como Satoshi Nakamoto. Por trás da ideia do Bitcoin está a intenção de implementar uma moeda que poderia ser negociada diretamente por uma rede de computadores entre cliente-servidor, sem a necessidade de um servidor central (como um Banco Central).

A partir daí várias outras moedas foram surgindo, todas elas sendo criadas a partir de um processo chamado de "mineração". Nesse processo, computadores são mantidos ligados e resolvem uma série de problemas, sendo recompensados por meio de criptomoedas quando encontram a solução final.


Fique de 👀 : Apesar de o Bitcoin ser a moeda digital mais conhecida pelos investidores, várias outras moedas ser negociadas no mercado de criptoativos. Elas costumam ser chamadas de "altcoins" - o que significa que são criptomoedas alternativas ao Bitcoin.


O que diferencia uma moeda de outra é a tecnologia a que ela está atrelada. Assim, existem moedas ligadas a contratados inteligentes (Ethereum), ao mecanismo de pagamento entre empresas (Ripple), à tecnologia conhecida como "internet das coisas" (IOTA) e várias outras.

Principais termos no mercado de cripto

Agora que você já sabe a ideia por trás das moedas digitais, preparamos um pequeno dicionário dos principais termos utilizados nesse mercado.

Em breve você poderá encontrar aqui no blog da Madai uma série posts sobre esse assunto. Sinta-se à vontade para consultar o nosso dicionário sempre que tiver dúvida sobre o que significa determinada palavra!

Dicionário Madai Cripto

  • Altcoin

Moedas digitais alternativas ao Bitcoin. São exemplos a Ethereum, Ripple, IOTA, entre várias outras.

  • Blockchain

Base de dados descentralizada em que são mantidos os registros das transações feitas em moedas digitais. Esses registros são confiáveis e imutáveis, o que significa que ficam armazenadas as principais informações das negociações realizadas.

  • Cold Storage

Forma de armazenamento em que as chaves das criptomoedas detidas pelo investidor são mantidas em um ambiente off-line.

  • Fiat (Fiduciária)

Títulos e moedas cujo valor não é lastreado em metais valiosos. Esse é o caso do dinheiro em papel (como o real brasileiro e o dólar norte-americano), os cheques e os títulos de crédito.

  • Fork (Bifurcação)

Atualizações do código de uma criptomoeda. Quando essa atualização é incompatível com as versões dos códigos anteriores, o processo é chamado de hard fork. Mas, se a atualização for compatível com as versões anteriores, teremos um soft fork.

  • Hot Storage

Forma de armazenamento em que as chaves das criptomoedas de um investidor são mantidas em carteiras conectadas à internet e que podem ser acessadas por meio de celulares, tablets e computadores.

  • Initial Coin Offering (ICO)

Assim como no Brasil temos as ofertas iniciais de ações (IPO), em que as empresas colocam pela primeira vez as suas ações para serem negociado na bolsa de valores, as novas moedas digitais são colocadas em negociação por meio da oferta inicial de moedas (ICO).

  • Market Cap

Valor de mercado das moedas digitais. O market cap pode ser encontrado pelo volume disponível dessa moeda multiplicado pelo preço pelo qual ela está sendo negociada.

  • Satoshi

A menor parcela do Bitcoin, equivalente a 0.00000001 Bitcoin.

  • Stable Coin

Moedas digitais com lastro em moedas fiduciárias. Por exemplo, o Tether (USDT) é uma criptomoeda cujo valor acompanha a variação do dólar norte-americano.

  • Wallet (Carteira)

Programa computacional em que são armazenadas as chaves públicas e privadas necessárias para receber e enviar moedas digitais. É utilizada para armazenar criptomoedas.

Próximos passos

Investir em moedas digitais pode ser uma excelente forma de diversificar os seus investimentos, especialmente se, na sua estratégia de investimentos, você estiver em busca de alternativas ao mercados tradicionais.

Pensando nisso, em breve as criptomoedas vão desembarcar nas estratégias de investimentos ofertadas aqui na Madai.

Ficou interessado?

Fique de olho em nossas redes sociais que teremos muitas novidades nas próximas semanas.

Vem com a gente!

🚀


Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado financeiro! 😃

 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.