Fundamentos e análise quantitativa: aprenda a conciliar essas estratégias!

  • Home
  • Fundamentos e análise quantitativa: aprenda a conciliar essas estratégias!

No último post da série Guia de Bolso sobre Investimentos descobrimos que ações são uma pequena fração do capital social de uma empresa e que, para escolher quais ações comprar, o investidor pode utilizar a análise fundamentalista e a análise técnica.

Enquanto a análise fundamentalista procura identificar empresas sólidas por meio dos resultados financeiros e avaliação da performance operacional, a análise técnica está mais voltada para os padrões gráficos sinalizadores da tendência de preços das ações emitidas pelas companhias.

A partir disso, você pode começar a se perguntar perguntar: "será possível unir essas duas análises?"

E é justamente sobre isso que vamos conversar nas próximas linhas! Pegue o seu cafezinho e venha com a gente para o post de hoje ☕

Houston, temos um problema!

 

A origem do nosso problema está na frequência de divulgação das informações e na confiabilidade desses dados.

Isso porque, enquanto os dados de preço e de volatilidade das ações podem ser obtidos a cada fração de segundo, as informações contábeis das empresas que emitiram essas ações são divulgadas apenas trimestralmente.

Somado a isso está o fato de que as empresas podem mentir na divulgação de seus resultados. No passado, uma série de fraudes financeiras fizeram com que o Congresso norte-americano editasse a Lei Sarbanes-Oxley. A empresa Enron, por exemplo, inflacionou a projeção de rendimentos e mentiu sobre dívidas expressivas em seus balanços. E isso não está tão longe da nossa realidade não: constantemente as páginas dos jornais especializados estampam casos de escândalos financeiros envolvendo empresas e executivos brasileiros. 😳

Possíveis soluções

 

Em posts passados aqui no blog da Madai, aprendemos que a análise quantitativa pressupõe a coleta, a manipulação e a análise de dados para buscar as melhores oportunidades de investimentos em ações.

À primeira vista pode parecer desafiador coletar e analisar os dados fundamentalistas das empresas. O longo espaço de tempo entre uma divulgação de resultados e outra e as situações de fraudes contábeis vivenciadas no passado podem sugerir que análise quantitativa e fundamentos não se misturam.

Mas, na verdade, não é bem assim. Vamos aos porquês:

Em primeiro lugar porque coletar dados fundamentalistas tem se tornado uma tarefa cada vez mais fácil. Atualmente as empresas brasileiras listadas em bolsa são obrigadas a divulgar suas informações contábeis em suas páginas na internet, além de as submeterem ao órgão regulador do mercado de capitais (Comissão de Valores Mobiliários - CVM).

Esses dados podem ser obtidos em uma série de plataformas que consolidam as informações contábeis de todas as empresas listadas em bolsa e disponibilizam de forma organizada aos seus assinantes. Esse é o caso, por exemplo, da Bloomberg, Economatica e ComDinheiro.

Além desses, existem fontes gratuitas em que essas informações podem ser encontradas. O site Fundamentus, por exemplo, fornece um banco de dados com diversos indicadores fundamentalistas e dados históricos dos resultados das empresas de capital aberto brasileiras. E mais: a própria CVM disponibiliza essas informações por meio do site de dados abertos do governo federal.

A segunda notícia boa para aqueles que desejam utilizar dados fundamentalistas em suas análises quantitativas é que, pela legislação, as empresas brasileiras que possuem ações negociadas em bolsa de valores devem submeter as suas demonstrações contábeis à auditoria independente. Assim, os resultados são examinados por profissionais de contabilidade para avaliar a confiabilidade e adequação dos balanços às normas aplicáveis.

Apesar disso, existem casos em que as auditorias levam mais tempo do que o previsto e, quando isso acontece, as empresas podem acabar divulgando resultado preliminares não auditados. Isso significa que um primeiro filtro que pode ser utilizado pelo investidor é extrair apenas dados de empresas que foram previamente auditados.

Um outro filtro que pode ser utilizado é excluir da lista de empresas que estão sendo acompanhadas aquelas que conhecidamente estão passando por uma situação financeira crítica. Esse é o caso, por exemplo, das companhias que pedem a recuperação judicial para renegociar suas dívidas e obrigações e, assim, evitar a falência.

Alguns indicadores importantes para a análise

 

Agora que já sabemos onde obter os dados e, também, filtros iniciais que podem ser utilizados na busca por boas ações, vamos a alguns indicadores que você pode utilizar como complemento a sua análise de preço e volatilidade.

Não se esquece de que os indicadores não devem ser utilizados isoladamente!

 

Índices de Lucratividade

NameO que significa
Retorno sobre os ativos (ROA)Indica o lucro obtido por cada unidade monetária utilizada pela empresa. Quanto maior o ROA, mais elevada é a sua capacidade de gerar valor a partir dos seus próprios recursos.
Retorno sobre o patrimônio (ROE)Sugere qual o lucro obtido pelos acionistas por cada unidade monetária que investiram na empresa. Isso significa que um ROE alto sinaliza a eficiência de uma empresa em gerar valor a partir de uma determinada quantidade de recursos.
Retorno sobre as vendas (Margem de Lucro)Mensura o êxito da companhia em gerar resultado a partir das suas operações. Uma margem alta pode ser um indicativo de que as vendas da companhia estão aumentando mais rapidamente do que os seus custos operacionais.

Índices de Preço de Mercado

NameO que significa
Preço de Mercado/Valor Contábil (P/VPA)O P/VPA inferior a uma unidade significa que as ações da empresa estão sendo negociadas por um preço inferior ao seu patrimônio líquido. Por outro lado, o P/VPA acima de uma unidade indica que as ações da empresa estão sendo negociadas por um preço superior ao seu patrimônio líquido.
Índice de preço/lucro (P/L)Indica o quanto o mercado está aceitando pagar pelo lucro gerado pela companhia. As ações com baixo P/L podem estar descontadas, já que o mercado está pagando menos por cada unidade monetária do lucro atual. Por outro lado, um P/L alto pode significar que os lucros da empresa estão em rápido crescimento.
Ganhos de rendimento (L/P)Também conhecido como taxa de retorno, é o inverso do P/L. Esse indicador sinaliza a lucratividade da ação, ou seja, o quanto o acionista obtém em um ano possuindo os ativos daquela empresa em carteira.
 
 

Conclusão

 

À primeira vista pode parecer difícil conciliar os indicadores financeiros e operacionais das empresas com os dados de preço e volatilidade comumente utilizados pela análise quantitativa. Porém, vimos no post de hoje que essas duas análises são, na verdade, complementares.

Atualmente há pouco mais de 350 empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Entre essas existem aquelas cujos resultados são saudáveis e aquelas que estão passando por dificuldades financeiras.

Por esse motivo, pode ser uma boa ideia fazer um pente fino e selecionar apenas aquelas que se demonstrem financeiramente estáveis ao traçar a sua estratégia de investimentos. Isso não significa que você investirá em todas as empresas com ROE alto e P/L baixo, por exemplo, mas sim que acompanhará as principais firmas de cada setor para identificar o melhor momento para comprar e vender as suas ações.

 
notion image
 

Agora vou te contar um segredo: aqui na Madai possuímos uma lista de 80 empresas que acompanhamos para gerar as nossas estratégias recomendadas . As empresas que fazem parte dessa lista têm se mostrado financeira e operacionalmente sadias ao longo do tempo, além de serem as principais em seus setores de atuação.

Considerando os nosso últimos resultados, unir a análise quantitativa à análise de fundamentos se mostra uma boa maneira de criar filtros com o objetivo de proporcionar maior segurança para os seus investimentos em ações!

Agora que você já sabe de um de nossos segredos, venha conhecer as ações que os nossos algoritmos estão recomendando!

🚀


Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado financeiro! 😃

 
 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.