Por Dentro do Algoritmo. Testando stops na carteira semanal.

  • Home
  • Por Dentro do Algoritmo. Testando stops na carteira semanal.

Preparados (as) para mais uma série especial aqui no blog da Madai?

Esperamos que sim! 🦉

Depois da nossa série especial sobre análise gráfica, pensamos em trazer alguns conteúdos mais aplicados aqui no blog. O objetivo é mostrar como a teoria se alinha à realidade no mercado financeiro e, a partir disso, apresentar novas ideias para que você seja capaz de ter sucesso em suas operações de compra e venda de ações.

O post de hoje é a estreia da série Por Dentro do Algoritmo, quadro em que vamos apresentar alguns testes que executamos aqui na Madai para saber quais mudanças devemos fazer em nossos algoritmos geradores de carteiras de investimentos.

Antes de tudo, vou apresentar um conceito importante para compreendermos a ideia por trás desses testes:


📖 Backtesting é o conjunto de testes aplicados em uma estratégia de investimentos a partir dos dados das ações que são negociadas na bolsa de valores. O objetivo é avaliar como teria sido o resultado caso essa estratégia tivesse sido aplicada no passado. Assim, é possível imaginar como serão os resultados ao se aplicar essa mesma estratégia no futuro.


Você já sabe que as carteiras da Madais são geradas a partir de algoritmos e que sofrem o mínimo de intervenção humana possível. Mas o que eu acho que você ainda não sabe é que essas carteiras passam por diversos testes antes de serem disponibilizadas em nossas plataformas.

Isso significa que os engenheiros de dados e cientistas da computação que fazem parte da nossa equipe só permitem que uma carteira chegue até os usuários depois de executar uma série exaustiva de testes sobre como essa estratégia teria se comportado no passado.

No post de hoje da série Por Dentro do Algoritmo vamos levar você para conhecer o resultado de um desses testes e responder à pergunta: como teria se comportado a carteira semanal da Madai caso fosse adotado um limite de perda máximo?

Aplicando stops à estratégia semanal

O primeiro backtesting que vamos apresentar está relacionado à aplicação do limite de perda máxima (stop loss) em nossa estratégia semanal.

O stop loss é um limite de perda máximo. Nessa estratégia é estabelecido, no momento em que se monta a operação, qual seria a tolerância do investidor a perdas. Caso a ação caia para o limite máximo de perda que se está disposto a assumir, então essa operação é automaticamente encerrada.

O stop loss pode ser definido a partir de diversos critérios, sejam eles variáveis (para cada operação se define qual o valor máximo da perda por meio da análise gráfica, por exemplo) ou fixos (o investidor estabelece um percentual máximo de perda que está disposto a assumir e aplica esse mesmo valor a todas as suas operações).

 
💡
Falamos mais sobre stop loss nesse post aqui.
 

Em relação ao backtesting de stops com percentuais fixos na carteira semanal da Madai, é possível observar, no gráfico abaixo, que os resultados foram maximizados ao não se aplicar o stop loss (linha em azul). Neste gráfico simulamos como teria sido o resultado de um investimento inicial de R$ 1.000 reinvestidos semanalmente nos papeis sugeridos pelo nosso algoritmo.

notion image

Além do resultado do backtesting em relação ao uso do stop (pelo teste, uma carteira sem stop seria melhor do que os stops fixos de 5, 10 e 15%), também é possível tirar algumas conclusões interessantes a partir do gráfico acima.

Apesar de a carteira com stop de 5% (em verde claro) ser a mais estável, vejam como ela tem dificuldade em evoluir. Isso acontece porque um stop curto pode não ser o mais adequado a volatilidade do mercado.

Como aprendemos no primeiro post do especial análise gráfica, o mercado não movimenta em linha reta. Ou seja, é comum que as ações "caiam antes de subir". Assim, com um stop de 5% pode ser que você esteja encerrando suas operações antes de o mercado se recuperar.


👀 Curiosidade: Quando você encerra uma operação no stop loss e o mercado se recupera logo em seguida, dizemos que a sua operação foi "violinada".


Outro aprendizado importante que podemos extrair do gráfico acima é sobre o comportamento do mercado na crise do Covid-19. Vejam como em março/2020 (ápice da crise no mercado financeiro) a carteira sem stop se recuperou mais rapidamente do que as carteiras com stop de 5, 10 e 15%. Mas, como pode isso? A teoria não diz o contrário?

De fato, se seguirmos a teoria, poderíamos pensar que uma carteira com stop seguraria o resultado em momentos de choques. Porém, especificamente na queda provocada pela Covid-19, o efeito não foi bem esse uma vez que os preços se recuperaram em rápida velocidade.

Isso significa dizer que, mesmo que a queda tenha sido brusca, a volta também foi. E a carteira sem stop, por não ter sido encerrada, conseguiu pegar a volta com maior velocidade do que as carteiras com stop.

Vejam só quantas análises importantes podemos extrair a partir de um único backtesting!

Conclusão

Apesar de o backtesting ser uma excelente maneira de prever, a partir dos resultados passados, como determinada estratégia de investimentos se comportará no futuro, é importante sempre lembrarmos que o futuro está recheado de incertezas.

Essa incerteza faz com que não seja possível prever exatamente como o mercado de ações se comportará amanhã, daqui um ano ou daqui a 10 anos. Ainda assim, mesmo que não seja possível saber o resultado exato de uma carteira, testar diferentes cenários serve como um guia capaz de indicar qual a melhor estratégia a ser adotada por um investidor que deseja maximizar os seus ganhos.

Porém, nós sabemos que nem sempre é possível fazer esses testes por conta própria, já que isso demanda recolher as informações, tratar os dados, desenvolver um modelo, aplicar este modelo a uma estratégia e testar diferentes cenários.

É por isso que você pode contar com a Madai para montar a sua carteira de investimentos!

A nossa equipe de engenheiros e cientistas de dados não mede esforços para testar as estratégias que desenvolvemos. E, mais do que isso, eles só permitem que uma carteira seja lançada em nossa plataforma depois que todos os testes necessários são realizados.

Ficou interessado? Venha conhecer nossa proposta e não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas sobre investimentos.

Vem com a gente!

🚀


Esse post te ajudou?

Considere enviá-lo para alguém que tenha interesse em finanças quantitativas e nos siga nas redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas tendências do mercado financeiro! 😃

 
image

Baixe nosso app

imageimage

Receba estratégias de investimento diretamente em seu celular.